SEJA BEM-VINDO! LEIA OS ARTIGOS E MATÉRIAS, SEJA EDIFICADO E COMENTE, SE DESEJAR.


terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

HOJE É O DIA DA INTERNET SEGURA

Uma das coisas que tem me preocupado nestes últimos dias, é a relação dos cristãos com a internet. Sabemos dos grandes benefícios que ela nos trás ou pode trazer, mas também temos pleno conhecimento dos sérios problemas que ela pode nos causar, caso não saibamos usá-la. Desde que foi criada, a rede tem sido usada para fins comerciais, pessoais, religiosos, políticos, educativos, pornográficos, criminais, etc. Por falar em criminalidade, segundo os especialistas, ela tem aumento e muito na internet. É hora de nós cristãos pensarmos em como estamos usando esta ferramenta. É hora de aprender não só operar um computador e navegar pela rede, mas lidar moralmente com ela. A questão ética é um sério assunto a ser debatido nas igrejas não somente pela liderança, mas em geral por todos aqueles que estão em frente às telas.

Penso que o temor de Deus, o conhecimento da sua palavra, o conhecimento dos perigos por trás da internet, tanto para os adultos como também para crianças e jovens em geral, e a prevenção responsável, sejam o caminho para evitar muitas mazelas provocadas por este poderoso e excelente meio de comunicação. Hoje é comemorado o Dia da Internet Segura. Leia o texto a seguir, extraído do site Primeiro Programa:

Nos últimos anos, a internet tem sido incorporada à vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Com ela, inúmeros benefícios foram trazidos à sociedade, como a facilidade de comunicação, o acesso e compartilhamento de informações variadas. Mas, se não forem tomados os cuidados necessários, essa nova tecnologia também pode apresentar sérios riscos à segurança do internauta. Pensando nisso, a INSAFE, conjunto de organizações ligadas à Comissão Europeia, estabeleceu o dia 9 de fevereiro como o Dia da Internet Segura. A data, celebrada desde 2003, pretende alertar para o uso responsável da rede, divulgando guias sobre como se proteger e denunciar possíveis abusos. O Brasil aderiu à campanha em 2009, juntando-se a outros 49 países. A iniciativa partiu da ONG SaferNet, Ministério Público Federal e do Comitê Gestor da Internet. Desde então, foi formada uma parceria com diversas instituições, como escolas, governos e veículos de comunicação interessados em contribuir com a mobilização.

No site www.diadainternetsegura.org.br é possível ter acesso a um material didático com cartilha, textos e vídeos especialmente produzidos para a utilização em sala de aula. Como parte da programação, está agendado para a próxima semana um debate com especialistas de diferentes áreas, além de um curso de capacitação para professores da rede pública. O tema da campanha esse ano é "Pense Antes de Postar". O diretor de prevenção da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm, afirma que é preciso ter uma atenção especial aos jovens e aos novos usuários, considerados mais vulneráveis aos perigos da internet. "Um problema recorrente é a publicação de fotos íntimas, que acaba gerando vários constrangimentos. Por isso, é necessário conscientizar não só os jovens, mas também pais e educadores", diz.



Oremos para que nossas famílias estejam realmente protegidas dos males da internet e cuidemos de nossos filhos, comprometidos com nossa responsabilidade sacerdotal.

Pr. Jesiel Freitas e
Equipe do Ministério Palavra no Altar


colaboração: http://emvogas.wordpress.com/category/charges-ilustracoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Será sempre um grande prazer receber seus comentários, por isto, comente! Porém, em respeito aos demais leitores e visitantes seus comentários serão publicados após aprovação dos editores e do proprietário do blog. Grande abraço, obrigado pelo carinho e... COMENTE!!

Related Posts with Thumbnails

Faça parte de nosso ministério!

Faça parte de nosso ministério!