SEJA BEM-VINDO! LEIA OS ARTIGOS E MATÉRIAS, SEJA EDIFICADO E COMENTE, SE DESEJAR.


quarta-feira, 30 de abril de 2014

O PERIGO DA CALÚNIA - Devemos acreditar em tudo o que ouvimos sobre as pessoas?



O que é CALÚNIA?
De acordo com o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, calúnia é o ato de procurar incriminar alguém, fazendo-lhe acusações falsas, etc.
Uma das piores práticas do ser humano é o ato de caluniar, mentir contra o seu próximo, tentar eximir-se de culpas pessoais transferindo responsabilidades por atos cometidos a outros. Além de ser um grave pecado, é mau caratismo e constitui-se crime previsto em lei. Nos dias atuais, com a força da mídia virtual e da comunicação de massa, ficou muito fácil propagar boatos, falsas informações e difamações contra as pessoas. Além disto, existem pessoas adeptas da mentira, das fofocas e dos mexericos apenas por bel prazer. Sem contar, claro, as já citadas que destilam seu veneno para eximirem-se de suas próprias culpas, acusando e difamando as outras. Para aqueles que não possuem princípios ou escrúpulos, torna-se muito mais fácil culpar outras pessoas pelos seus erros, que assumi-los dignamente. Bem, quando alguém maldisser qualquer pessoa para você, tentar destruir a imagem de alguém que você conhece tão bem ou de quem você possui as melhores referências, informações e exemplos, seja cuidadoso(a). Verifique os seguintes princípios:
1) Qual é o histórico moral desta pessoa que está difamando outra?

2) Há quanto tempo você conhece o difamador e há quanto tempo você conhece a pessoa que está sendo difamada?
3) Quais são as provas que esta pessoa apresenta e o grau de confiabilidade delas?
4) Os testemunhos ora usados para embasar as acusações procedem de pessoas confiáveis e de boa índole, bom caráter?
5) Qual é hoje a situação moral e espiritual da pessoa que difama, calunia, acusa?
6) Qual é a situação moral e espiritual da pessoa acusada?
7) Que interesses realmente estão por detrás do acusador e de suas acusações?
8) Você considera corretas, equilibradas, proporcionais e coerentes as atitudes gerais do caluniador em relação às acusações feitas ao caluniado?
9) Se for crente, qual é a situação, posição e nível espiritual real do acusado?
10) Seguindo o mesmo raciocínio, qual é a situação, posição e nível espiritual real do acusador?
11) Que tipo de testemunho público pesa sobre a vida do caluniador e que tipo de testemunho público pesa sobre a vida do acusado?
12) Se for crente, qual a coerência das atitudes gerais e particulares do caluniador com a Bíblia Sagrada? O mesmo aplica-se ao acusado.
13) Você realmente sente-se bem convivendo com o caluniador e suas atitudes e comportamento?
14) O quanto você mesmo, que ouve o caluniador, conhece a Palavra de DEUS, se dispõe a obedecê-la e é fiel aos seus princípios?
15) Seus conceitos, princípios e comportamento são constantemente alterados com a cultura, os modismos e o relativismo moral e cultural, ou você é uma pessoa firme em sua personalidade e caráter?
16) Você considera a Bíblia Sagrada um livro atual e inerrante, ou você a considera ultrapassada, cheia de falhas e antiquada?
17) Você é a favor da política da boa vizinhança independentemente dos fatos ou das circunstâncias ou você sempre deixa clara sua posição em relação ao que está certo e ao que está errado?
18) Que tipos de frutos produz a pessoa que faz a calúnia e que tipos de frutos produz a pessoa caluniada? Afinal, a Bíblia diz que pelos frutos os conheceremos (Mateus 7: 16).
19) Finalmente, você toma posição firme contra o caluniador e a favor do caluniado, ou você simplesmente fica em cima do muro e tenta ser simpático a todos?

Analise esses princípios e orientações atentamente e pese tudo equilibradamente. Depois, só chegue a uma conclusão se sua conclusão não ferir as leis de DEUS. Assim deve se tratar o caluniador e suas calúnias e o caluniado. Lembre-se que sua forma de julgar, pode revelar o seu real caráter!
A todos os meus preciosos, prezados e nobres leitores, indistintamente.

Abraços e Paz...

Pr. Jesiel Freitas

Um comentário:

Olá! Será sempre um grande prazer receber seus comentários, por isto, comente! Porém, em respeito aos demais leitores e visitantes seus comentários serão publicados após aprovação dos editores e do proprietário do blog. Grande abraço, obrigado pelo carinho e... COMENTE!!

Related Posts with Thumbnails

Faça parte de nosso ministério!

Faça parte de nosso ministério!