Afinal, quem era Jó? O que houve com ele? E porquê?
Bem, o capítulo primeiro começa narrando o seguinte:
"Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal". (Jó 1:1)
Mais adiante, o SENHOR DEUS dá o seguinte testemunho de Jó, a Satanás:
"E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal".
(Jó 1:8)
A seguir, você já sabe... Por razões não reveladas abertamente, DEUS permite que Satanás toque em Jó. E esta é a sequência:
1) Satanás tirou de Jó, todos os animais que ele possuía.
2) Satanás tirou de Jó, os seus filhos.
E ENTÃO, a única coisa que Jó declarou a respeito de DEUS foi esta:
"Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma". (Jó 1:20-22)
E disse o SENHOR a Satanás: " E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa". (Jó 2:3)
E ENTÃO Satanás novamente desafia DEUS a respeito da fé que havia no coração de Jó, e DEUS permite que Satanás ainda toque em Jó, só não em sua vida. Continua...
3) Satanás tocou a saúde de Jó e o feriu de uma chaga MALIGNA. (Jó era crente)
4) Jó ficou numa situação tão lastimável e aparentemente indigna, que se coçava com cacos de telhas.
5) Satanás tirou da mulher de Jó o juízo, a consciência pura, o temor a DEUS e o respeito que ela tinha pelo seu esposo.
6) Satanás usou a boca da mulher de Jó para sugerir a ele que cometesse suicídio
7) A mulher, dando lugar a Satanás, desafiou a fé do marido e agiu como uma louca. Perdeu a sanidade, enlouqueceu, mesmo tendo sido crente. Desviou-se e sugeriu ao marido que amaldiçoasse a DEUS.
E ENTÃO a única coisa que Jó declarou a respeito disto em relação a DEUS, foi:
"Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios". (Jó 2:10)
8) Mais tarde, os amigos de Jó, que deveriam confortá-lo, apoiá-lo, orar com ele, e ficarem ao seu lado, o acusaram de pecado, traíram a sua confiança e o desprezaram. Acusaram-no como o fez Satanás, e nisto, foram coniventes com Satanás, sem que soubessem.
9) A atitude dos seus amigos, foi a escolha do julgamento precipitado. Erraram tanto quanto sua esposa, e, como já declarado, fizeram como o diabo havia feito.
E, NÃO ESQUEÇAMOS: Jó era crente e BEM CRENTE!
Ao final, seus amigos dependeram de sua oração para serem abençoados. Após DEUS permitir que tudo isto fosse tirado de Jó, abençoou o seu último estado muito mais que o primeiro. Tudo o que DEUS deu a Jó depois, era muito melhor que o que ele tinha antes. Não se sabe quanto tempo demorou, mas DEUS o fez!
"E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro;" (Jó 42:12)
MAIS UMA VEZ: Jó era crente, e BEM CRENTE!
Porque DEUS permitiu tudo isto na vida de Jó? Só a eternidade revelará!
MORAL DA HISTÓRIA: Não julgue um crente sincero durante sua provação. Você não sabe quais são os reais propósitos de DEUS no processo. Não condene, não acuse, não seja conivente com os que acusam, e preste atenção nos frutos e ações gerais dos acusadores e nos frutos, na postura e nas ações do acusado! Espere. Você terá muito o que aprender!
Pr. Jesiel Freitas
Ministério Palavra no Altar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Será sempre um grande prazer receber seus comentários, por isto, comente! Porém, em respeito aos demais leitores e visitantes seus comentários serão publicados após aprovação dos editores e do proprietário do blog. Grande abraço, obrigado pelo carinho e... COMENTE!!