SEJA BEM-VINDO! LEIA OS ARTIGOS E MATÉRIAS, SEJA EDIFICADO E COMENTE, SE DESEJAR.


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

LUTO: TOMBA MAIS UM GIGANTE - Passou para a eternidade o amado Pr. José Pimentel de Carvalho


É com pesar que uso este espaço nesta manhã, para comunicar o falecimento do Pr. José Pimentel de Carvalho,  líder da Assembléia de Deus de Curitiba/PR, aos 95 anos de idade. Literalmente tomba mais um gigante da nossa história exatamente no ano em que comemoramos 100 anos de Assembléia de Deus no Brasil. O exemplo deste homem, suas convicções, seu trabalho e os frutos dele incluindo conversões de milhares de almas, discipulado e formação de centenas de obreiros, deixa saudades, profundo pesar e sentimento de orfandande em muitos de seus filhos espirituais e ministeriais. Tive o privilégio de estar com este homem de Deus por diversas vezes em Curitiba, como convidado para ministrar a Palavra de Deus. Sentí-me profundamente honrado e privilegiado por ter sido convidado por ele para juntos, em sua casa, conversarmos sobre o ministério. Na verdade, falei bem pouco. Fiz questão de nessas oportunidades ouvir suas experiências que me levaram às lágrimas não poucas vezes. Uma das mais marcantes foi a narração do encontro entre os saudosos pastores Paulo Leivas Macalão e Cícero Canuto de Lima, onde num ato reconciliatório o Pr. José Pimentel agiu como ponte entre os dois grandes líderes levando-os a reatar os laços fraternos e ministeriais, embora poucos tenham tido o privilégio de ouvir essa história. Numa das visitas que lhe fiz (na verdade a convite), conduzido pelo seu filho, irmão Luis Pimentel, apresentou-me sua enorme biblioteca e falou-me de sua paixão pela leitura e pelo estudo da Palavra. Aconselhou-me instigando mais ainda meu desejo voraz pela prática da leitura. E por fim, na última vez em que estivemos juntos, fui presenteado com uma mensagem profética impulsionada pelo Espírito Santo e saída dos lábios deste exemplar homem de Deus. Meu coração está pesaroso nessa manhã, porém regozijo-me em crêr piamente que este valoroso soldado engrossa nessa manhã a fileira dos heróis da fé que aguardam o dia do arrebatamento da igreja, junto ao paraíso de Deus! Emociona-me e alegra-me o fato de saber que embora muitos outros tenham corrido tanto e desfalecido prestes a alcançar o troféu, este foi fiel até o último dia de sua vida permanecendo entre aqueles que honram o evangelho de Jesus Cristo e fazem-nos cada vez mais crentes na grande obra promovida pela GRAÇA do calvário! Meus sentimentos à família enlutada, aos amigos, aos companheiros e alunos desse grande homem, que tanto quanto eu, sentem a dor da separação na manhã dessa quinta-feira que tira um homem do nosso convívio e o faz entrar definitivamente para história.

Pr. Jesiel Freitas


Abaixo, na íntegra, você lê matéria publicada no portal da CPAD:

Falece o pastor José Pimentel de Carvalho

Pastor Pimentel foi um dos grandes nomes da AD no Brasil

Morreu nesta manhã de quinta-feira, aos 95 anos, o pastor José Pimentel de Carvalho, líder da Assembleia de Deus em Curitiba (PR) e um dos grandes nomes das Assembleias de Deus no Brasil, tendo, inclusive, presidido a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), órgão máximo da denominação no país, nos anos 60, 70 e 80.
A vida do pastor José Pimentel de Carvalho, que nasceu em 8 de fevereiro de 1916, sempre esteve ligada ao  ensino da Palavra de Deus. Quando se converteu, aos 14 anos, foi incumbido de ensinar a Bíblia Sagrada para os demais, por ser a única pessoa na sua congregação que sabia ler. Em 1937, antes de a CPAD ser organizada como pessoa jurídica, pastor Pimentel já trabalhava na editora rodando o mimeógrafo. Ele foi consagrado pastor em 18 de maio de 1945. Pastor Pimentel chefiou o Departamento de Escola Dominical da CPAD por oito anos, e foi responsável pela criação das primeiras lições bíblicas para crianças. Presidiu a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) em seis mandatos e a presidência da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Estado do Paraná (Cieadep) por vários mandatos, além de ter fundado o Instituto Bíblico das Assembleias de Deus no Paraná e a Associação Educacional do Paraná. Mas, bem antes dessa carreira vitoriosa na Seara do Mestre, os primeiros anos como crente em Jesus não foram nada fáceis, precisando até mesmo enfrentar as ameaças de homens com foices, pau e pedras que se opunham a simples pregação do Evangelho em sua cidade natal - Valença, no interior do Rio de Janeiro.

Durante um culto realizado em uma fazenda na cidade onde morava, quando o então adolescente José Pimentel era mais uma vez o pregador da noite, ele lia o capítulo 25 do Evangelho de Mateus enquanto, do lado de fora, uma turba mandada pelo fazendeiro, que se opunha aos pentecostais, ficou a observá-lo. O jovem Pimentel não esmoreceu e continuou a leitura. Durante a leitura, houve um quebrantamento na igreja e, ao término da leitura do texto bíblico, seis jovens haviam sido batizados no Espírito Santo. Na oração feita após a leitura, outro jovem cai sobre seus joelhos e é batizado no Espírito, se levantando em seguida em direção à turba na porta, falando em línguas estranhas e profetizando uma mensagem que tocou seus corações. Cheios de temor, eles deixaram a porta do templo, só voltando no dia seguinte para dizer que os cultos poderiam continuar. Foi nesse mesmo culto que Deus usou um irmão em profecia para o menino José Pimentel, dizendo: “Meu servo, continue que Eu estou contigo”. Essa manifestação sobrenatural foi interpretada pelos presentes como um estímulo para continuarem a pregar Cristo em um lugar carente do Evangelho.

Pastor Pimentel casou em 24 de maio de 1938 com Rosa Maria da Conceição (já falecida), com quem teve 9 filhos. No Rio de Janeiro, pastoreou as ADs em Cordovil e Penha, ambas na zona norte da capital fluminense. Liderou ainda a AD em Cabuçu, Itaboraí, no interior do Estado.

Em 1962, a convite do pastor Agenor Alves de Oliveira, assumiu a presidência da AD em Curitiba (PR). Presidiu a CGADB de 1964 a 1966, de 1973 a 1975, de 1975 a 1977, em 1977 mais uma vez, de 1981 a 1983 e de 1985 a 1987. Chegou ainda a ser secretário da CGADB por oito anos consecutivos. Desde 2006, é presidente de honra da Convenção das ADs no Paraná (Cieadep). Ele é também autor de dois hinos da Harpa Cristã, hinário oficial da denominação: os hinos 541 (“Calvário, Revelação do Amor”) e 620 (“Na Jornada para o Céu”).

Pastor Pimentel termina a sua carreira com milhares de vidas conquistadas para Jesus, um ministério aprovado por Deus, 81 anos de vida com Jesus e 66 anos de profícuo ministério pastoral. Como Paulo, pode dizer: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé; espera-me agora a coroa de justiça que receberei das mãos do meu Senhor”.

Redação CPAD News

Um comentário:

  1. A Igreja e Ministério em Suzano São Paulo lamentam Juntos a perca de um grande patriarca que foi o Pr. JOSÉ PIMENTEL DE CARVALHO, Sem dúvida foi uma grande perca que a Igreja e Ministério tiveram em Curitiba e em todo Brasil, Meus pêsames a toda família enlutada bem como a toda Igreja e Ministério que pena só faltavam 110 dias para ele ter conseguido comemorar junto com todos nos os 100 das Assembléias de Deus no Brasil, mas o nosso Deus é que sabe de todas as coisa e se agradou Deus em ter recolhido ele hoje a gloria pois “Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos"Salmos 116:15”
    Att.
    Pr. Francisco Damião
    Suzano São Paulo 24 de Fevereiro de 2011
    www.admissaosuzano.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Será sempre um grande prazer receber seus comentários, por isto, comente! Porém, em respeito aos demais leitores e visitantes seus comentários serão publicados após aprovação dos editores e do proprietário do blog. Grande abraço, obrigado pelo carinho e... COMENTE!!

Related Posts with Thumbnails

Faça parte de nosso ministério!

Faça parte de nosso ministério!