SEJA BEM VINDO SEMPRE!

Olá! Que a Paz de Cristo reine em teu coração! É um grande prazer receber você em minha página. Espero que edifique sua vida e que você indique este blog às outras pessoas! Abraço.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

LEMBRANÇAS DO VERDADEIRO NATAL...


Saudades daqueles dias de Natal...

Eram dias, sentimentos, atitudes e comemorações diferentes!

Lembro-me das comemorações na igreja. O pastor anunciava festivamente e com dias de antecedência as apresentações das peças natalinas. Eram muitas... As pessoas envolviam-se prazerosamente. Havia imensa expectativa pelas representações e pelos papéis que deveriam ser distribuídos a cada pessoa. Eram dias maravilhosos. Lembro-me de ouvir inúmeras mensagens sobre o nascimento do Salvador. Enquanto criança pude conhecer a história e toda a trajetória profética do aparecimento do Cristo. As crianças de minha época sequer piscavam os olhos atentas a cada detalhe narrado pelas professoras da Escola Bíblica Dominical e mais ainda diante dos maravilhosos figurinos utilizados pelos participantes das peças... Eram tantas! Lembro-me de algumas: “Estrela de Belém”, “As belemitas”, “Os três reis magos”, “A manjedoura”, etc. E o que dizer das fascinantes poesias de natal?! Havia todo tipo de texto: infantis, juvenis, adultos, textos mais curtos, mais extensos... Ficava extasiado diante da capacidade de algumas pessoas ao memorizarem textos enormes que levavam a igreja ao fascínio e algumas vezes ao delírio espiritual. Alguns literalmente arrancavam lágrimas dos expectadores atentos! Eu mesmo chorei durante muitas apresentações...

Ainda que isto possa soar um tanto simplista e por demais emocional tenho bem vivas em minha memória as reuniões organizadas para as ceias de natal nas casas de irmãos e amigos da igreja. Meus pais preparavam-se com dias de antecedência. Havia muita expectativa e envolvimento com o tema natalino. Eram sempre ceias comunitárias... Todos traziam alguma coisa, e, em geral, o anfitrião era responsável pela maior parte das iguarias e delícias de natal. Mas havia algo extremamente interessante: lembro-me das orações realizadas antes de cada refeição, onde era expressada claramente a gratidão pelo nascimento e por toda a missão do Senhor Jesus Cristo para nossa salvação! Por incrível que pareça, não tenho lembranças de árvores de natal, nem da preocupação com os presentes e muito menos da frieza com que as pessoas em geral tratam a questão espiritual do natal atualmente. Eu ouvia falar em Papai Noel. Alguns até chegavam de helicóptero na cidade, mas fui educado de forma a não me importar com a figura do bom velhinho. Infelizmente existe uma única verdade que cerca o natal nos dias de hoje, para a maioria das pessoas e, tristemente, inclusive grande parte dos religiosos: o consumismo. O natal tem se resumido em consumismo, materialismo, festas, bebidas e comilanças. É apenas um feriado onde as pessoas se reúnem para comer guloseimas, carne assada e se divertir. Perdemos o romantismo do natal. Quase não se ouve a canção “Noite de Paz” nas igrejas... A trilha tem sido usada apenas para campanhas promocionais envolvendo comerciais de rádio e televisão e alguns carros de som nas ruas. Quando ouvimos o tema nas ruas sabemos que logo em seguida surgirá uma voz anunciando boas ofertas e campanhas que oferecem prêmios.

É muito difícil ouvir essa trilha associada a alguma voz que anuncia o Cristo. O Jesus do natal está esquecido, relegado ao segundo plano e tornou-se apenas uma vaga lembrança para alguns nos tempos das “boas festas”. Devo dizer que ainda penso no Senhor Jesus, e, no tempo do natal sinto ainda mais desejo de falar sobre ele e especialmente sobre o que o seu nascimento representou e representa para a humanidade. Cristo é meu bem maior, é o meu Salvador, o meu Redentor, é meu amigo melhor!

"Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)." (Mateus 1: 21, 23 - ARA)






Pr. Jesiel Freitas

5 comentários:

  1. Esta é justamente uma das minhas preocupações e não é simplória não. É o famoso alinhamento com o mundo, que muitos praticam. Infelizmente. Estamos na mesma trincheira.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Daladier Lima!

    Estou feliz por receber seu comentário e especialmente por encontrar mais um aliado nessa luta para a qual me engajei. Precisamos realmente resgatar o verdadeiro espírito do natal a despeito do que a data significa e representa para o mundo.

    Abraço fraterno.

    No mais... Paz!

    Pr. Jesiel Freitas

    ResponderExcluir
  3. Pr Jesiel, estas letras retratam a realidade deturpada da sociedade hodierna... Tristemente vemos isto tudo, porém, ainda creio que mesmo inserida neste mundo, a igreja fará toda a diferença...

    Att.,
    Profº Netto, F.A

    ResponderExcluir
  4. Caro Francisco Araújo Netto:

    Certamente os hábitos hodiernos estão e estarão cada vez mais corrompidos. Todavia, concordo com suas palavras: a igreja está aquí para fazer a diferença e a fará!

    Abraço fraterno.

    No mais... Paz!

    Pr. Jesiel Freitas

    ResponderExcluir
  5. Algumas "igrejas" do nosso tempo está precisando de conserto, os líderes no afã de conseguir adeptos (membros) tem se corrompido esquecendo-se que Jesus ainda é o Cabeça da Igreja e está no controle...
    Visite-nos,
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/
    Paz seja com o irmão em Cristo !!!

    ResponderExcluir

Olá! Será sempre um grande prazer receber seus comentários, por isto, comente! Porém, em respeito aos demais leitores e visitantes seus comentários serão publicados após aprovação dos editores e do proprietário do blog. Grande abraço, obrigado pelo carinho e... COMENTE!!

Related Posts with Thumbnails

Faça parte de nosso ministério!

Faça parte de nosso ministério!