SEJA BEM-VINDO! LEIA OS ARTIGOS E MATÉRIAS, SEJA EDIFICADO E COMENTE, SE DESEJAR.


quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

VÍDEO MOSTRA EXATO MOMENTO DO TERREMOTO NO HAITÍ – Leia sobre a relação dos terremotos e as profecias bíblicas



Uma câmera, provavelmente de segurança, registrou o exato momento em que a terra tremeu em Porto Príncipe, capital do Haiti, durante o trágico e devastador terremoto ocorrido esta semana naquele país. As imagens que você confere abaixo dão uma idéia do quão terrível pode ser esta sensação de ter o solo balançando debaixo de seus pés sem ter para onde ir ou saber para onde correr.





Eram 19h53 em Brasília, quando o terremoto de magnitude 7 na escala Richter sacudiu o Haiti destruindo milhares de prédios e matando o que, já se estima, mais de 100 mil pessoas. Lá em Porto Príncipe eram 16h53. Após o fenômeno, que teve epicentro a 15 quilômetros da capital, corpos e mais corpos ficaram espalhados pelas ruas do país e milhares de pessoas presas nos escombros sem que possam ser socorridas, já que não existe estrutura para este tipo de socorro no Haiti. Países do mundo inteiro estão enviando ajuda humanitária para aquela parte do mundo onde brasileiros integrantes do exército em missão de paz também perderam suas vidas. A Cruz Vermelha Internacional estima que até 3 milhões de pessoas tenham sido afetadas pelo terremoto.


Uma pergunta plausível neste momento é a seguinte: “Qual a relação entre os terremotos e as profecias bíblicas a respeito?” E ainda: “Será que a Bíblia tem razão quando expõe afirmações do Senhor Jesus de que terremotos aconteceriam no final dos tempos?”. Em Mateus 24: 7,8 lemos: Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores (grifo meu). Como a expressão “princípio de dores” é a mesma usada para as contrações iniciais do parto da mulher, verifica-se que esta situação irá piorar, tornando-se os terremotos cada vez mais freqüentes e mais intensos, assim como também todos os demais sinais do arrebatamento, comparados à dor da que está para dar a luz.


É evidente que os cientistas de plantão terão o cuidado de apontar causas puramente naturais para os eventos, negando qualquer relação disto com a Palavra de Deus, o que não diminui a nossa fé na Bíblia, pelo contrário, somente nos faz tê-la cada vez mais, como nossa bússola e resposta para todas as indagações humanas a respeito dos tempos e de Deus! O aumento do número de terremotos década após década, deve nos fazer pensar na proximidade da volta do Senhor Jesus Cristo para buscar a sua igreja e seus escolhidos. Estatísticas especializadas no tema mostram que eles estão sendo cada vez mais freqüentes e mais intensos. Embora sejamos evangélicos e espirituais, e não espiritualistas, quero citar como fonte aqui uma publicação do senhor Roberto C. P. Júnior (espiritualista) com as seguintes informações:


O aumento do número e da intensidade dos terremotos nos últimos anos deveria servir para sacudir também o íntimo dos seres humanos, para que se libertassem ainda em tempo de sua inércia espiritual.



Não passa um mês sem que tomemos conhecimento de algum terremoto significativo. E isso porque os tremores menores, que também causam extensos danos e muita apreensão, não são sequer noticiados.



Estima-se que ocorram a cada ano cerca de 500 mil tremores em todo o globo, havendo quem fale até de um milhão de sismos, dos quais 100 mil são percebidos pelas pessoas com seus próprios sentidos e pelo menos mil causam danos. A Terra está tremendo sem parar, o que nada de bom significa para os seres humanos.



No Japão já se registrou, num único fim de semana, uma cadeia de mais de 200 terremotos de intensidade leve e moderada. Conquanto muitos japoneses considerem isso como uma característica "normal" de seu país, todos esses sismos e também a movimentação dos 86 vulcões ativos do país são na verdade prenúncios de uma catástrofe gigantesca, a qual, ao contrário do que até mesmo pessoas sérias e realistas imaginam, não está reservada a um futuro longínquo. Não é sem razão que desde a década de 70 já se verificava que muitas aves migratórias evitavam o Japão…



Os dados estatísticos que analisaremos a seguir, não deixam margem a dúvidas quanto à veracidade destas palavras.



São considerados grandes terremotos aqueles de magnitude igual ou superior a 6 na escala Richter. Essa escala é logarítmica, por isso um terremoto de magnitude 7, por exemplo, é dez vezes mais forte que um terremoto de magnitude 6, e assim por diante. O terremoto de Kobe, no Japão, ocorrido em 17 de janeiro de 1995 e que foi considerado "o pior dos últimos 70 anos", apresentou uma magnitude de 7,2 graus na escala Richter.



Em todo o século XIX ocorreram 41 grandes terremotos, acarretando pouco mais de 350 mil mortes. No século XX, até maio de 1997, já haviam ocorrido 96 grandes terremotos, que provocaram a morte de mais de 2 milhões e 150 mil pessoas.



O gráfico abaixo mostra a ocorrência de grandes terremotos nos últimos 2 mil anos até 1997. Parte dos terremotos ocorridos nos séculos XVII e XVIII, e todos até o século XVI, foram considerados grandes em razão dos danos e mortes provocados.





O gráfico a seguir faz uma comparação por década entre os grandes terremotos ocorridos nos séculos XIX e XX:




AUMENTO DE TERREMOTOS NO ORIENTE MÉDIO

Vamos ver agora como se dá o aumento da incidência de terremotos em algumas partes do mundo. A tabela apresentada a seguir mostra os terremotos registrados neste século, até a década de 70, na região do Oriente Médio:

TERREMOTOS NO ORIENTE MÉDIO

Décadas do Século XX Número de terremotos por década

1900 a 1909 - 141

1910 a 1919 - 154

1920 a 1929 - 321

1930 a 1939 - 358

1940 a 1949 - 347

1950 a 1959 - 467

1960 a 1969 - 1.205

1970 a 1979 - 1.553

Nos primeiros quarenta anos do século (de 1900 a 1939), ocorreram 974 terremotos na região. Nos quarenta anos seguintes (de 1940 a 1979), ocorreram 3.572 terremotos, quase 4 vezes mais que no primeiro período. Nas décadas de 60 e 70 houve 2.758 terremotos, quase mil a mais que nos sessenta anos anteriores (1.788 terremotos).



A tabela anterior foi plotada no gráfico de barras mostrado a seguir, permitindo visualizar o crescimento do número de terremotos por década naquela região.

 



No Irã morreram cerca de 126 mil pessoas neste século (até fins de 1997) vítimas de terremotos. O maior deles (até agora), ocorrido em julho de 1990, deixou 40 mil mortos, 60 mil feridos e 500 mil desabrigados; as perdas materiais foram estimadas em US$ 7,2 bilhões.

Este terremoto deu origem a um filme iraniano intitulado "Vida e Nada Mais". Numa cena do filme, em meio àquela destruição total, uma personagem pergunta atônita: "Que crime esta nação cometeu contra Deus para merecer tamanho castigo?" É uma pergunta cuja resposta qualquer um que acompanha com atenção os acontecimentos da nossa época pode dar...



Na China existe uma estatística que registra os terremotos com magnitude igual ou superior a 6,5. Na primeira década do século XX houve 18 tremores deste tipo. Nas três décadas seguintes houve, respectivamente, 35, 33 e 34 desses terremotos no país.



No Japão, os terremotos com magnitude igual ou superior a 6 são mostrados na tabela a seguir, abrangendo o final do século passado e o começo do século XX. Observa-se claramente o crescimento contínuo do número de grandes terremotos já na passagem de um século para outro.

TERREMOTOS NO JAPÃO

Períodos de 10 anos Número de terremotos

1885 a 1894 - 69

1895 a 1904 - 127

1905 a 1914 - 149

1915 a 1924 - 229

Na América Latina houve três grandes terremotos nos vinte anos compreendidos entre 1926 a 1945. Nos vinte anos seguintes, de 1946 a 1965, houve quatro grandes terremotos. Já nos vinte anos que vão de 1966 a 1985 houve um total de 12 grandes terremotos.

Como se pode perceber, os terremotos estão aumentando e muito nos últimos tempos. O ocorrido esta semana no Haiti chama atenção pela violência e pela forma trágica que atingiu todo o país. Não nos esqueçamos que nesta última semana, três estados brasileiros também foram sacudidos por terremotos. Não houve mortes, mas houve danos em prédios e casas nestes estados do Nordeste. No Rio Grande do Norte, numa região conhecida como Baixa Verde, os moradores sentiram de perto os tremores, assim como também em regiões da Paraíba e do Pernambuco. O registro foi de 4,3 na escala Richter. Estejamos preparados: Jesus está voltando! Oremos pelos nossos irmãos e semelhantes do Haiti...

Pastor Jesiel Freitas


Fontes auxiliares: http://www.library.com.br/Filosofia/terremot.htm; http://noticias.uol.com.br/bbc/2010/01/14/ult5022u4567.jhtm



6 comentários:

  1. SHALOM MEU AMIGO. SEU BLOG É REALMETE UMA BENÇÃO. DE VISUAL IMPECAVEL, INTERATIVO, DE CONTEUDO AGRADAVEL, INTELIGENTE E CRISTÃO; (OBS: TAMBÉM É COVARDIA NÉ!!! UM BLOG DE UM PROFISSIONAL DA AREA DA COMUNICAÇÃO!!! DÁ DE GOLEADA..KKK)BOM INTRODUÇÃO E ELOGIOS A PARTE...EU LI SOBRE O TERREMOTO NO HAITI, ALGO LAMENTAVEL E TRISTE, VIDAS HUMANAS, JÁ DEVASTADAS PELAS GUERRAS CIVIS, DITADURAS E A ESTREMA POBREZA, AGORA ESSA CATASTROFE. MAS NÓS ESPIRITUAIS QUE SOMOS VAMOS PARA AS ESCRITURAS E ENCONTRAMOS EM (LUCAS 21.26) "OS HOMENS DESFALECERÃO DE TERROR, E PELA EXPECTAÇÃO DAS OISAS QUE SOBREVIRÃO AO MUNDO." NOSSO SENHOR JÁ NOS ALERTOU A RESPEITO DESSES EVENTOS CATASTRÓFICOS E DESTRUIDORES. A NÓS NOS RESTA DUAS COISAS. PRIMEIRO; NO MESMO LIVRO (LUCAS 21.28) "QUANDO ESTAS COISAS COMEÇAREM A ACONTECER, OLHAI PARA CIMA E LEVANTAI AS VOSSAS CABEÇAS, PORQUE AS VOSSAS REDENÇÃO ESTÁ PRÓXIMA".
    SEGUNDO. ORAR PELAS FAMILIAS QUE PERDERAM SEUS ENTES QUERIDOS E AMIGOS. QUE OS GOVERNANTES POSSAM SE COMPADECER DAQUELAS PESSOAS E NÃO MEÇAM ESFORÇOS E MEIOS PARA LEVAR ALGUM ALENTO A ELES. SHALOM MAU AMIGO. SEU AMIGO. VALDIR MANENTE GUIMARAES.

    ResponderExcluir
  2. Shalom caro amigo Valdir...

    Obrigado pelos comentários aquí em minha página, e, com relação ao visual do blog ainda estou tentando melhorar. Tentarei aperfeiçoá-lo para agradar os internautas que o visitam, oferecendo matérias e artigos interessantes e úteis. Ainda sou novo nisto.

    Certamente estamos vivendo os últimos dias e estes sinais apontam cada vez mais para isto! Aguardemos ansiosamente a volta do mestre: "Ora vem Senhor Jesus".

    Abraço fraterno...

    No mais... Paz!

    ResponderExcluir
  3. Pastor Jesiel, venho agradecer pela visita e pela parceria com minha página devocional...
    Fiquei muito feliz em saber da referência honrosa do meu ministério pelos meus amigos, mais ainda pela coincidência deste encontro virtual...já estou seguindo o blog, tomei tempo p/ ler alguns artigos e encontrei aqui uma leitura relevante,equilibrada,atual, e sobretudo bibliocêntrica...tbm estou preparando a pauta p/ o meu programa de rádio ,edição de quarta-feira ,focada na tragédia do Haiti com lentes bíblicas e tbm com estatísticas mundiais, e este artigo foi de grande utilidade.
    Deus abençoe pastor,
    Laudiceia Mendes

    ResponderExcluir
  4. Cara irmã Laudicéia Mendes:

    Estou grato pela pronta resposta à minha visita! Que Deus a abençoe e obrigado por seguir o meu blog. Com relação ao conteúdo, tenho tentado mantê-lo sempre com mensagens fundamentadas na Bíblia. Também faço um programa diário de Rádio por aquí de 1 hora e meia com vistas à evangelização.

    Espero poder ser útil outras vezes.

    Na Paz de Cristo...

    ResponderExcluir
  5. Olá graça e paz. Estou passando para conhecer seu espaço, benção pura. Parabéns pelo blog e por tão bons conteúdos.quanto ao seu artigo Deixo I João 2:18 somente a parte A do versículo, que diz: Filhinhos, é já a ùltima hora. SE quiser nos visitar e deixar a sua opnião sobre o nosso último post, cujo tema é: O Evangelho Contemporâneo I- Verdade ou Inve$$$$$$$timento? Será uma alegria.
    blogdamulhercrist.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Prezado Jesiel Freitas, a Paz!

    Meu amigo, seu blog é uma bênção para todos nós. Fiquei feliz com sua visita ao meu humilde blog e por seu comentário sempre pertinente.

    Oremos pelo Haiti e pelas almas que lá estão. Deus, apesar do Teísmo Aberto, é o Soberano Senhor da História.

    Abraço.

    Do seu irmão em Cristo!
    (pastorguedes.blogspot.com)

    ResponderExcluir

Olá! Será sempre um grande prazer receber seus comentários, por isto, comente! Porém, em respeito aos demais leitores e visitantes seus comentários serão publicados após aprovação dos editores e do proprietário do blog. Grande abraço, obrigado pelo carinho e... COMENTE!!

Related Posts with Thumbnails

Faça parte de nosso ministério!

Faça parte de nosso ministério!