Há amigos que são para sempre! É assim que descrevo minha relação com o querido e grande amigo Paulo de Souza. Juntamente com sua esposa Luciane, ele tem sido um amigo especial há muitos anos, desde minha adolescência e juventude. Em Marília, no interior de São Paulo, sob o pastoreio do Pastor Elandi Mariano da Silva, nós crescemos juntos na fé no início da década de 90. Aliás, compartilhamos muitos momentos especiais: cultos abençoados, congressos de jovens, o louvor com a mocidade, festas após os cultos e as viagens para as confraternizações realizadas em várias igrejas do campo e fora dele, risos, alegrias e o divertimento comum a todo jovem. Essas coisas, sem dúvida, tornam um relacionamento fraterno e cristão mais forte e duradouro, pois é nesta fase que formamos nossas opiniões e pensamentos a respeito da vida.
Mas o tempo se responsabiliza por separar-nos e levar-nos para as mais diferentes direções. Quando se vive em comunhão com Deus e o servindo, somos parte de um projeto dele muito abrangente para o mundo, porém distribuído de forma individual de acordo com o chamado divino. Foi assim que após casar-me fui dirigido por Deus a mudar-me para outra região onde o chamado de Deus ao ser revelado particularmente em minha vida, surpreendeu-me e fez de mim algo que jamais pensara ser: um pastor. Isto aconteceu evidentemente de forma gradativa, mas se estabeleceu como missão no tempo da minha juventude. O Paulo, que chamávamos de "Paulão" pelos seus já quase dois metros de altura na época, casou-se com a jovem Luciane, também nossa amiga de juventude, e iniciou uma nova fase em sua vida. Decidiu após algum tempo ir trabalhar e tentar uma vida melhor na Europa, especialmente em Portugal. Assim foi feito. Durante algum tempo trabalhou como funcionário de restaurantes na capital Lisboa percorrendo o caminho desde lavador de pratos até tornar-se um garçom responsável por servir homens importantes como embaixadores de países, por exemplo. O que o jovem Paulo não sabia, no entanto, é que Deus tinha algo diferente e bem maior para sua vida: transformá-lo num missionário. Após ouvir a voz de Deus por algum tempo através de alguns profetas, o curso de sua história mudou e foi chamado para fazer missões. Depois do trabalho em Portugal, Deus o chamou e preparou assim como também sua jovem esposa irmã Luciane, para que ambos o servissem na África Ocidental.
Hoje o casal está no Senegal, mas especificamente em Kiniabour onde é responsável por cuidar e educar filhos de missionários latinos que servem naquele continente pregando o evangelho do mestre e enfrentando as forças que tentam resistir à mensagem. Os perigos da missão alimentam a necessidade de deixar esses filhos em um local neutro e seguro, onde estas crianças possam ser cuidadas e educadas com o ensino secular e com o ensino bíblico e terem uma formação assegurada, especialmente dentro dos princípios cristãos. A Missão de Evangelização Mundial (AMÉM) tem dado suporte para a manutenção desse projeto através do BCS, um colégio interno cristão que implanta igrejas, projetos sociais, saúde e faz “tendas” em locais onde não se pode pregar o evangelho livremente. Atualmente o BCS tem um total de 76 crianças dos 03 aos 17 anos e 46 obreiros, representando 17 países diferentes. O Paulo é responsável pela manutenção da escola e dá aulas de marcenaria. A Luciane dá aulas de Artes e Português. Ela foi aluna do BCS enquanto os pais eram missionários na Guiné Bissau. Também estuda nesta escola o filho do casal, Miguel. Os leitores que quiserem ajudar este casal podem fazê-lo orando. Intercedam para que o Senhor lhes dê as condições adequadas para o trabalho que desenvolvem e que Deus os guarde dos perigos inerentes à missão na África.
Para contatos com os missionários siga os seguintes passos:
CUIDANDO DE FILHOS DE MISSIONÁRIOS
Paulo, Luciane e Miguel Ângelo de Souza,
BP98, Popenguine, CP 30122
Senegal, West África
Luciane, fs@hotmail.com
Telefone: (00221)773573680
Você pode saber mais sobre o trabalho de Paulo e Luciane no blog: http://www.mksministry.blogspot.com/
Pr. Jesiel Freitas
casal abençoadíssimo,através deste post também reparei que muitas vezes queremos seguir o curso de nossas vidas comumente,mas a marca e o selo de Deus sobre nós nos põe no centro de Sua vontade...vou caminhando também desde a minha adolescencia,só Deus sabe o que reserva o futuro ministerial da minha história.Fique na Paz do Nosso Senhor Jesus,até logo!
ResponderExcluir