SEJA BEM-VINDO! LEIA OS ARTIGOS E MATÉRIAS, SEJA EDIFICADO E COMENTE, SE DESEJAR.


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

PRESBÍTERO PARTE PARA A ETERNIDADE DURANTE CULTO



Ao deparar-me com este vídeo no blog Genizah, confesso que fiquei dividido entre dois pensamentos: não publicá-lo por achar desagradável para a família do caro irmão, ou publicá-lo para que meus leitores possam testemunhar, a exemplo dos que estiveram presentes no referido culto, a morte de um homem de Deus que havia acabado de ministrar a mensagem bíblica ao povo presente; fato este avaliado como um privilégio por grande parte, daqueles que comentaram a matéria. Trata-se da filmagem do culto realizado na Igreja Evangélica Assembléia de Deus da cidade de Botucatu, no interior do São Paulo, no último mês de dezembro. Evidentemente a cena é chocante pelo fato de vermos um semelhante dando seu último suspiro, mas permite-nos refletir a respeito da vida e de nossa preparação espiritual. Você verá uma jovem cantando e, ao fundo, o presbítero Anízio sentado ao lado do pastor. Aos 3:08min do vídeo, é possível ver quando o presbítero de 87 anos de idade inclina a cabeça contra a parede, já sem vida. Logo após, percebendo o fato, o Pastor Rúben Oliveira Lima, titular da igreja, glorifica a Deus pelo ocorrido (e compreendo que isto só possa ser absorvido de forma positiva por quem é espiritual) e logo após constatar a morte do irmão, ao lado de outros obreiros, canta com a igreja um hino da Harpa Cristã. Abaixo você lerá em letras coloridas a manifestação posterior do Pastor Rúben em nota no próprio site da igreja. Lerá também grande parte da matéria publicada no blog Genizah. Gostaria que você comentasse a matéria e desse também aqui a sua opinião.




Trecho da matéria do Blog Genizah:


Ainda que seja uma cena tocante do ponto de vista religioso, e mesmo que não se saiba exatamente o estado de saúde do presbítero, o que chama a atenção é que - aparentemente - ninguém tentou socorrê-lo, seja fazendo alguma manobra de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), seja simplesmente levando-o rapidamente ao pronto-socorro mais próximo. Enquanto havia uma provável parada cardíaca no altar, sequer a música foi interrompida para que se procurasse na audiência alguém habilitado para tanto, talvez um médico, uma enfermeira, um bombeiro, um estudante... A igreja preferiu uma espécie de velório instantâneo a ter que fazer qualquer tentativa simples que fosse de ajudar o irmão. Pouco antes de sua partida deste mundo, ele parecia estar bastante interessado no culto, chegando inclusive a cochichar algo com o pastor. Será que já estava se sentindo mal? Será que a igreja pode decidir quando é que chegou a hora de alguém? Será que a eutanásia no altar é legítima? Será que o presbítero, mesmo com 87 anos de idade, não queria viver um pouco mais?


Manifesto do Pastor Rúben publicado no site da igreja: www.umavidacomdeus.com :

Prezados irmãos e amigos, a paz do Senhor esteja com todos vós!



Realmente o vídeo no YouTube, não é possível acompanhar todo o ocorrido. Porém, aguardem que estamos dividindo o vídeo em partes para colocá-lo no ar.



Este irmão era presbítero (um cargo eclesiástico na igreja) um senhor com 87 anos de idade, que iria completar no dia 26/12, 88 anos. Um homem crente, temente e fiel a Deus. Seu desejo (e ele falava a todos) era partir para a eternidade dentro da igreja, e Deus lhe privilegiou. Permitindo sua partida, logo após ter pregado a palavra de Deus.



Iniciamos o culto com a liturgia de sempre, e no momento das pregações, por ser um senhor idoso, e muito respeitado por todos, pedimos que nos trouxesse a pregação da noite, o que fez, como sempre, com brilhantismo... Inclusive, pregou no texto de João 11, sobre a ressurreição de Lázaro, dando ênfase nos vs. 25, 26, 43 e 44. O interessante, é que o irmão Anísio, possuía duas bíblias, a que trouxe para a Igreja no dia do seu falecimento, e diga-se, estava toda marcada com esferográfica vermelha, que ficou dentro da bíblia, e outra bíblia, que estudava em casa. Ao visitar sua esposa (não evangélica) esta mostrou-me a bíblia de estudos com as mesmas anotações, com um detalhe interessante, no versículo 44, quando termina o mesmo, o irmão Anísio faz um traço em vermelho, e escreve: Fim. (O que nos faz acreditar, que até ali, lhe fora permitido por Deus, falar, e nada mais...) Foi exatamente o que fez...



Após concluir sua prédica, (em todas as vezes que o irmão Anísio pregava, concluía suas palavras dizendo o seguinte: “Os irmãos continuem orando em meu favor para que eu tenha vida e saúde para continuar falando do grande amor de Deus”). Nesse dia, excepcionalmente, não disse o mesmo, mas disse: “Muito obrigado pela vossa atenção” e encerrou.



Assentou-se em seu lugar de sempre, e falou comigo assim: “Pastor me perdoe se tomei muito tempo”, ao que lhe respondi: “Nem me peça perdão, o irmão não pecou, somente pregou a palavra de Deus, fique em paz”. E enquanto se ouvia um cântico, inclinou a cabeça, e ao levantá-la, partiu para a eternidade sem esboçar sequer um gemido, um ai, ou qualquer outra reação, simplesmente partiu... (espiritualmente, atente para o cântico, e ouça que a cantora canta “e chegou a tua hora” nesse momento o irmão parte...).



Ao detectarmos sua partida, verifiquei pulsação, batimentos cardíacos, embora não seja médico, mas pastor; e imediatamente, meu filho que é presbítero na Igreja, ligou para pedir auxilio do Corpo de Bombeiro (resgate) que se demoraram cerca de uns 10 minutos. Enquanto não chegavam, o deitamos nas cadeiras do púlpito, e senti desejo de adorar a Deus cantando, pois, cantamos quando nasce uma criança, mas também quando o Senhor recolhe ao descanso um servo Seu. Aguardamos a chegada dos bombeiros, que ao chegar ao templo verificaram que realmente o irmão Anísio já havia falecido, porém, comunicaram-nos, que iria levá-lo ao pronto socorro da UNESP em Botucatu, para a constatação da causa morte, o que fizeram. E não permiti que fosse filmado o corpo do nosso querido irmão deitado sobre as cadeiras e nem a retirada do mesmo pelo corredor central da Igreja, pois, estávamos ao vivo para o mundo todo pela nossa WebTV “Uma Vida com Deus”. Porém, respeitosamente, em silêncio total, pedimos que toda igreja se levantasse e num gesto humanitário e cristão, e aguardássemos a retirada do corpo de nosso irmão do templo. Como não tínhamos mais condições de continuar com o culto, finalizamos o mesmo, e mantivemos o Templo aberto para o velório, pois, era desejo do irmão Anísio ser velado na Igreja. Tão logo fosse liberado seu corpo.



Segundo relatos de pessoas, e enfermeiros no hospital, disseram que, quando o corpo do irmão era retirado do veículo de resgate e era conduzido ao PS, era como que uma luz estivesse adentrando de corredor adentro do hospital... E perguntaram o que era aquilo?. E foi dito, que ele era um crente em Jesus, disseram: “só podia ser...”



Outros fatores marcaram esse episódio. No quarteirão da residência do irmão Anísio, ele era o único crente, e não se sabe até a presente data, a causa de uma queda de energia, ficando somente o quarteirão no escuro, e exatamente na hora da partida do irmão. Ou seja, Deus estava mostrando para a esposa do irmão Anísio, e para todos os seus vizinhos que uma luz se apagara naquele quarteirão...



Não nos omitimos em socorro, apenas glorificamos a Deus, por ser SUPREMO e ABSOLUTO e faz o que melhor lhe apraz... Oxalá que minha partida para a Glória assim fosse!



A Igreja, os pastores e boa parte da família do nosso querido e já saudoso irmão Anísio estiveram presente, inclusive, seu filho que é Pastor em S. Paulo no setor de Tucuruvi e neto do irmão Anísio, que também é Pastor junto com o pai em S.Paulo estiveram presentes. E ainda, um padre muito amigo do irmão Anísio se fez presente na hora do culto fúnebre.



Temos o culto gravado sem edições e cortes, para, se necessário, em juízo, ser apresentado.


Deus continue abençoando em Cristo Jesus a todos, que deste vídeo tomar conhecimento.



Pastor Rúben Oliveira Lima - Igreja Assembléia de Deus em Botucatu – São Paulo


É evidente que todas as possibilidades de socorro devam ser consideradas, até porque é preciso valorizar a vida humana e lutar contra a morte até as últimas conseqüências. Porém, uma vez constatada a morte, sabe-se que somente Deus tem o poder de devolvê-la. E ao que parece de acordo com o texto publicado pelo pastor da igreja, todos os procedimentos necessários foram executados. Fica registrado aqui o reconhecimento da capacidade do mesmo para controlar a situação de forma equilibrada sem promover desespero ou mesmo meninices tentando ressuscitar o amado irmão. Você também pode ler sobre este assunto no endereço: http://www.genizahvirtual.com/ .

Pr. Jesiel Freitas

5 comentários:

  1. Bem,em primeiro lugar,minha sincera opinião é que o blog Genizah é um tanto oportunista e qualquer oportunidade que tenha para criticar o meio evangélico não exitará em fazer,fui poucas vezes lá quando comecei a blogar e isso não me fez bem algum,pelo contrário,contaminou meus olhos,então não voltei.
    A morte do irmão foi muito bonita,desejo também eu ''encerrar a carreira assim''.De acordo com o relato do Pastor Rubem,fica claro que providencias naturais foram tomadas...infelizmente o Genizah nunca sabe a hora de recolher seu dedinho acusador,nem mesmo em respeito ao falecimento do irmão,e com uma insinuação dessas poderia prejudicar imensamente a liderança dessa congregação,sem ao menos conhecê-la,alimentando com muito sangue de irmãos as matérias do seu blog.Essa é uma opinião dura,mas é sem dúvida a minha opinião,Fique na paz do nosso Senhor Jesus,até logo!Agora vou..

    ResponderExcluir
  2. Bem,após ler a matéria aqui fui até o blog Genizah e notei que o comentário sobre eutanasia no altar partiu do Dr Hélio e não do Danilo,do Genizah,então retiro algumas objeçõesque fiz,mas a verdade é que de uma forma geral penso assim mesmo,quanto mais descubro quão longe e rápido pode ecoar a voz de um blogueiro cristão,mais acho desproposital que essa ferramenta gratuita e tão poderosa que nós cristãos utilizamos,fique manchada com exposições desnecessárias neste constante apontar de dedo na cara do outro.Chega de desabafos,assunto encerrado,agora vou mesmo..paz.

    ResponderExcluir
  3. VALDIR MANENTE GUIMARAES12 de janeiro de 2010 às 06:15

    SHALOM MEU AMIGO. ESTOU QUASE QUE SEM PALAVRAS PASTOR. (DOMINGO MINISTREI UMA AULA SOBRE "A COMUNICAÇÃO", ESTE VIDEO NOS PERMITE VER AQUILO QUE NOS SOMENTE OUVIMOS A RESPEITO DE FATOS SEMELHANTES OCORRIDOS NO PASSADO DA HISTORIA DA IGREJA CONTADA PELOS NOSSOS PAIS, AVÓS...E HOJE ATRAVÉS DE UM MEIO DE COMUNICAÇÃO COMO ESTE ABENÇOADO BLOG, ACABAMOS DE PRESENCIAR.) UMA CENA REALMENTE QUE NOS FAZ PENSAR E REFLETIR O QUE ESTAMOS FAZENDO COM A VIDA QUE DEUS NOS DEU...QUANTO AO AMADO E QUERIDO 'PRESIBITERO' COM CERTEZA ESTA COM O SENHOR JESUS NA GLÓRIA...SE ESTE FOI REALMENTE SEU DESEJO, DE PARTIR PARA AGLÓRIA NO CULTO, COMO O PR. RUBEN COMENTOU, FICA PROVADO QUE ATÉ NA HORA DA MORTE, DEUS ATENDE AS NOSSAS ORAÇÕES...E PEDIDOS. TERMINO AQUI ESTE PEQUENO COMENTÁRIO.. AS IMAGENS FALAM POR SI.

    ResponderExcluir
  4. Paz irmã Alessandra!

    De fato é preciso muito cuidado se posicionar na blogosfera. Esta pode ser uma ferramenta usada para o bem ou para o mal. Mas, como há liberdade de expressão...

    No mais... Paz!

    ResponderExcluir
  5. Caro e amado irmão Valdir!

    Saudades de nossos bons tempos juntos...!

    Obrigado pela visita e não deixe de passar por aquí. Seus comentários serão sempre muito bem-vindos!

    Com relação à morte do irmão... sem dúvida nos faz refletir sobre o valor da vida e o que estamos fazendo dela.

    Abraços...

    No mais... Paz!

    ResponderExcluir

Olá! Será sempre um grande prazer receber seus comentários, por isto, comente! Porém, em respeito aos demais leitores e visitantes seus comentários serão publicados após aprovação dos editores e do proprietário do blog. Grande abraço, obrigado pelo carinho e... COMENTE!!

Related Posts with Thumbnails

Faça parte de nosso ministério!

Faça parte de nosso ministério!