SEJA BEM VINDO SEMPRE!

Olá! Que a Paz de Cristo reine em teu coração! É um grande prazer receber você em minha página. Espero que edifique sua vida e que você indique este blog às outras pessoas! Abraço.

sábado, 29 de agosto de 2009

OS ESPANTALHOS DA SEARA



Eles deveriam atrair pessoas para a seara do reino, mas muito do que fazem afasta as pessoas para longe dela, e pior, algumas são traumatizadas a ponto de jamais voltarem à seara do Senhor Jesus. Desacreditam totalmente das coisas espirituais e passam a confundir movimentos isolados com denominações e religião. Dizem que igrejas só servem para pedir dinheiro e se aproveitar das pessoas com interesses financeiros e materiais, igualam todos os movimentos cristãos, e em grande parte dos casos ainda perdem completamente a fé em Deus.
São vítimas dos espantalhos da seara. E infelizmente o número desses espantalhos tem se multiplicado assustadoramente por todos os lados, especialmente no seio da nação brasileira. Espantalhos servem exatamente a esse propósito: espantar, afugentar, assustar e causar medo. Quando garoto, conheci uma menina que se assustou com um boneco de pano e nunca mais conseguiu chegar perto de qualquer um deles. Uma brincadeira de mau gosto, e que parecia inocente, a deixou com marcas inesquecíveis, aliás, lembranças resgatadas a cada vez que se depara com um espantalho. O problema é que o boneco com o qual se assustou havia sido confeccionado para espantar os pássaros da horta de seu avô, mas acabou por atingi-la de forma surpreendente. Assim são os espantalhos da seara; deveriam estar afugentando os pássaros, as aves do céu, os espíritos malignos e os lobos devoradores, porém fazem exatamente o contrário: estão espantando os que deveriam estar na seara, compartilhar dela e desfrutar de suas bênçãos.
Esses espantalhos se utilizam de vários títulos para praticarem suas crueldades na seara do Reino de Deus: pastor, bispo, apóstolo... E outros que certamente ainda surgirão no decorrer do tempo. Parece até promoção de Shopping Center; é preciso criar um novo título para servir como inovadora estratégia de marketing, afinal, o velho cai na mesmice. É utilizado tantas vezes para ludibriar as pessoas que precisa ser mudado. E assim os espantalhos da seara vão banalizando a mais sublime das vocações outorgada por Deus aos homens: pastorear ovelhas do Sumo Pastor. Nos últimos dias a mídia tem noticiado alguns episódios grotescos e demasiadamente inapropriados para qualquer um que se diga “homem de Deus”. Lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, sonegação de valores e tentativa de sair do país com patrimônio que na verdade deveria ser sagrado (evasão de divisas) e sabe-se lá Deus o que ainda virá por aí. Essa gente (os espantalhos), tem se demonstrado totalmente desprovida do temor de Deus e completamente descomprometida com o evangelho de Jesus Cristo. Pior; tem agido como verdadeiros mercenários, mercadores de algo que jamais deveria ser vendido, aproveitadores de fragilizados, enganadores de um povo sagrado, estelionatários da fé (pois prometem o que não podem cumprir), denegridores do reino e profanadores do santo. Quando vamos anunciar as boas novas a alguém, simplesmente ouvimos desabafos e desaforos, conseqüência da irresponsabilidade dos espantalhos da seara. Sobre quem cairá o sangue daqueles que se dirigirem ao inferno, fomentados pelos tais falsos profetas? Quem se responsabilizará pelos decepcionados que abandonam para sempre o caminho de Deus, por causa do crime espiritual cometido contra eles?
Estão leiloando as bênçãos de Deus, como se fossem quinquilharias amontoadas precisando de descarte imediato. “Quem dá mais?” – perguntam os mercadores de bênçãos. “Se você tiver fé para dar 1.000, Deus te prosperará... Ninguém, ninguém terá coragem? Então vejamos... Quem dá 800 quem dá 800...”


Ouvi de um determinado líder de igreja que fez um túnel por onde deveriam passar os ávidos por vitórias. Mas só poderia passar no túnel quem tivesse a oferecer uma oferta de 50 Reais ou mais. Menos que isto significaria que a pessoa já era amaldiçoada, pois não tinha nem 50 Reais para oferecer a Deus. Absurdo completo! Situações como esta se repetem dia após dia nas pseudo-igrejas espalhadas por aí. São meios estrategicamente criados para literalmente arrancar dinheiro dos incautos e desavisados, vítimas da fragilidade emocional desencadeada pelo sofrimento advindo das mais variadas causas. O mestre dos mestres disse: “Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos” (Lc 10:2). Esta verdade ainda ecoa pela imensidão do planeta tão real hoje quanto o era quando foi pronunciada pelo Filho de Deus. Há muitos portadores de títulos e credenciais, confeccionadas de papel e tinta de impressora, mas sem nada a somar ou oferecer a ponto de, tratando a igreja do Senhor como se uma empresa qualquer fosse administrá-la visando lucros e ganhos pessoais. É este equivocado objetivo que tem feito muitos sucumbirem. Pior, se afundassem sozinhos, seria menos trágico. Porém levam sempre consigo o nome da igreja ou denominação a que estão ligados. Acerca dos quais disse também o Senhor Jesus: “Mas qualquer que escandalizar que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azeite, e se submergisse na profundeza do mar. Ai do mundo por causa dos escândalos. Porque é mister que venham os escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!” (Mt. 18:6, 7)
Fica claro que os escândalos aconteceriam. Mais que isto, fica evidente que eles, infelizmente, são necessários. Talvez porque somente desta forma se torne claro quem é sincero, honesto e de fato se empreste a Deus para servir de instrumento e quem escolheu ludibriar, praticar o charlatanismo e todo tipo de atitude que não somente os desonra, mas desonra também a denominação a que estão ligados. Esse é um crime altamente condenável à luz da exegese bíblica, porque macula o que deveria ser o sagrado e irrepreensível diante dos homens. Isto acaba por banalizar a fé.
Tão grave é esta advertência que o texto conclui: “Mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!”. Mais abaixo o peso deste conceito se acentua sobremaneira, quando o Senhor Jesus declara nos versículos 8 e 9: “Portanto, se a tua mão ou o teu pé se escandalizar, corta-o e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti. Melhor te é entrar na vida com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno”. Não há a menor dúvida de que a estes está reservado o fogo do inferno. Os espantalhos serão queimados e não sobrará palha, quando no dia do juízo e da prestação de contas tiverem que passar pela revista do Senhor do reino. A não ser que se convertam, confessem, se retratem com o Criador, e peçam perdão às pessoas as quais feriram ou trouxeram prejuízos espirituais irreparáveis, serão condenados e passarão a eternidade queimando juntamente com seus tesouros que se derretem e são consumidos diante do fogo divino.

Quero ser pelo menos justo ao declarar que compreendo perfeitamente os esforços empregados por alguns entre os nossos, para justificar os fatos dizendo que esta perseguição contra o evangelho é pública e notória desde os primórdios. É verdade. Sempre fomos perseguidos. E não há dúvida que muitos seguimentos da mídia se empenham para destruir o conceito, a imagem e a honra do povo de Deus. Há interesses sobejos para esse ataque. Um exemplo disto é a briga acirrada e já bem interpretada pelo povo, fomentada pela Rede Globo de Televisão contra a Rede Record de Televisão. Os índices de audiência da Record vêem mesmo preocupando esse gigantesco veículo de comunicação (Globo) que adotou uma postura agressiva e direta para tentar desestabilizá-la, contudo, há outra realidade à qual não podemos nos furtar. Apesar da briga de audiência e da mobilização satânica para fragmentação do reino (e Satanás jamais será vitorioso) existe realmente uma prática vergonhosa e descarada destes líderes cruéis, materialistas e amantes de si mesmos. Conforme escreveu o apóstolo Paulo ao jovem obreiro Timóteo: “Sabe, porém, isto; que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos [...] mais amigos dos deleites, do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te” (II Tim. 3: 1-2, 4-5). São estes os ESPANTALHOS DA SEARA, que andam aterrorizando e ridicularizando o reino de Deus na terra. Precisamos tomar cuidado para não partir em sua defesa, temendo o que nos possa vir em forma de ataque por parte dos perseguidores do evangelho. Defesa precisa ser racional consciente e baseada na justiça divina. Nunca em nossos medos e inseguranças. Precisamos espantar as aves do céu e não afugentar os chamados do reino que devem ser atraídos à seara. Recuso-me a ser espantalho de almas, prefiro ser instrumento de Deus atraindo pecadores ao arrependimento. Não sou inimigo de igrejas, sejam de mensagem universal, ou pregadoras de um renascer em Cristo, o que importa é que tenham zelo pelo nome do Senhor da seara e cuidem de não escandalizar os pequeninos. Igreja não é comércio, empresa ou estratégia de captação de recursos para sustentar vaidades humanas, mas o corpo de Cristo, santificado e chamado nele para a salvação. Glória para sempre e sempre ao Eterno Criador e Sustentador de todas as coisas!




Pr. Jesiel Freitas

2 comentários:

  1. Graça e paz...
    Que o senhor Jesus possa te abençoar sempre e nos trazer através de ti ensinamentos como este a luz da palavra de Deus!
    Hoje ao ler o seu blog o meu coração se encheu de alegria , pois com muita sabedoria e respeito á todos aqueles que realmente são semeadores da palavra de Deus , e até com misericórdia aos que não são, você nos alertou á cerca deste tão terrível mau que infelizmente está contaminando tantas igrejas e fazendo tantas se esquecer de que temos que ser o sal da terra e a luz do mundo!
    Que a paz e a sabedoria do senhor esteja sempre contigo!
    Dilma Andrade
    Brasília

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz prezada irmã Dilma (Ninna)!
    Obrigado por seu comentário e também sentí-me feliz ao lê-lo. Meu objetivo é exatamente alertar nossos irmãos sobre estes perigos e repudiar aqueles que transmitem maus exemplos e que apenas prejudicam o Reino de Deus. Espero ser um pequeno ponto de luz brilhando, onde muitos estão vivendo na completa escuridão espiritual!

    Abraço fraterno....

    No mais... Paz!

    ResponderExcluir

Olá! Será sempre um grande prazer receber seus comentários, por isto, comente! Porém, em respeito aos demais leitores e visitantes seus comentários serão publicados após aprovação dos editores e do proprietário do blog. Grande abraço, obrigado pelo carinho e... COMENTE!!

Related Posts with Thumbnails

Faça parte de nosso ministério!

Faça parte de nosso ministério!