SEJA BEM-VINDO! LEIA OS ARTIGOS E MATÉRIAS, SEJA EDIFICADO E COMENTE, SE DESEJAR.


segunda-feira, 29 de abril de 2019

PORQUE SOU TEMPLO NÃO PRECISO IR AO TEMPLO?



Nos últimos anos tem surgido um modismo desses perigosos que surgem de tempos em tempos e que geram estragos incalculáveis no seio da igreja: um que diz que na Nova Aliança somos templos do Espírito Santo e agora, por causa disso, não precisamos frequentar os cultos nos templos. Segundo tal doutrina, a igreja não precisa de templo, e o prédio onde nos reunimos não pode ser chamado de templo. Então, é preciso esclarecer isto com propriedade. De fato, a Bíblia diz que agora somos templos do ESPÍRITO SANTO:

I Coríntios 3:16,17 - "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá, porque o templo de Deus, que sois vós, é santo".

I Coríntios 6:19 - "Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"

É fato inquestionável que somos templos do ESPÍRITO SANTO. Todavia, em qualquer vernáculo, há palavras de duplo significado. No entanto, isso não anula a propriedade de templo dos prédios onde nos reunimos coletiva e biblicamente para adoração, como faziam nossos irmãos da igreja primitiva. Tampouco, isso dispensa a necessidade de nos reunirmos em assembleias para adoração. A diferença é que somos templos do ESPÍRITO SANTO e como tais abrigamos em nós mesmos o habitante ou morador ESPÍRITO SANTO. Já os templos de alvenaria, abrigam durante os cultos a DEUS, os adoradores que tem neles o ESPÍRITO SANTO. Uma coisa não anula a outra. Em todo o Novo Testamento a Bíblia revela reunião dos crentes para adorarem a DEUS, o que fortalece a fé, viabiliza o ensino coletivo da palavra, a pregação do evangelho para maior números de pessoas, a adoração conjunta e, especialmente, cultiva e fortalece a comunhão do corpo de CRISTO, da união para adoração. Então, vejamos apenas alguns textos que refutam já na Nova Aliança, a falsa doutrina que dispensa a necessidade de reunião no templo para cultuar ao SENHOR:

Atos 2:1- “Cumprindo-se o Dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar”.

Atos 2:46,47“E, perseverando unânimes todos os dias no TEMPLO e partido o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o SENHOR à igreja aqueles que se haviam de salvar” (grifo meu).

Atos 4:31“E tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus”.

Atos 5:42“E todos os dias, no TEMPLO e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a JESUS CRISTO” (grifo meu).

I Coríntios 14:16 - "Que fazer, pois, irmãos? Quando vos CONGREGAIS, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação".

Hebreus 10:25 - "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que vai aproximando aquele dia".

A visão de alegria em cultuar, de aprender no templo, de acessar a presença do SENHOR na adoração coletiva e do prazer de estar no templo, que é chamado também de Casa de Deus ou de Casa de Oração, é a mesma do Antigo Testamento:

Mateus 21:13 - E JESUS "disse-lhes: Está escrito: 'A minha casa será chamada casa de oração'; vós, ao contrário, estais fazendo dela um 'covil de salteadores'.

Salmos 27:4“Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei: que possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu templo”.

Salmos 84:10“Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil”.

Salmos 122:1“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR”.

Conclui-se então que frequentar o templo continua sendo ato necessário, obrigatório, devocional e extremamente benéfico para manter a intimidade com DEUS e com o Corpo de Cristo.


Pr. Jesiel Freitas 
Ministério Palavra no Altar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Será sempre um grande prazer receber seus comentários, por isto, comente! Porém, em respeito aos demais leitores e visitantes seus comentários serão publicados após aprovação dos editores e do proprietário do blog. Grande abraço, obrigado pelo carinho e... COMENTE!!

Related Posts with Thumbnails

Faça parte de nosso ministério!

Faça parte de nosso ministério!