SEJA BEM VINDO SEMPRE!

Olá! Que a Paz de Cristo reine em teu coração! É um grande prazer receber você em minha página. Espero que edifique sua vida e que você indique este blog às outras pessoas! Abraço.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

CARACTERÍSTICAS DO GLUTÃO - O pecado da glutonaria




“Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”. (Gálatas 5:21)




O que significa a palavra GLUTÃO? Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, glutão é aquele “que, ou aquele que come muito e com avidez; comilão, edaz”. Glutonaria, por sua vez, é a qualidade daquele que é glutão.


Você deve conhecer alguns glutões, pessoas que não tem controle sobre a quantidade do que ingerem; ávidas por comerem, gulosas, descomedidas, desequilibradas em relação à comida. Essas pessoas, além de se tornarem um grave problema para si mesmas, para sua saúde, para suas mentes e para seus corpos, tornam-se também um problema social. Passam a ser mal vistas pelas pessoas do seu círculo de convivência, mal faladas, tidas como mal educadas, sem modos e, inclusive, indesejadas, evitadas. Não vamos tratar das questões de saúde, das implicações médicas que isso envolve, mas da glutonaria como pecado e de como se comporta um glutão. 

Biblicamente, a glutonaria está na classe dos pecados praticados pela falta de domínio próprio ou temperança, como o apóstolo Paulo chama o descontrole de qualquer espécie na sua carta aos Gálatas. É vítima de si mesmo um homem que não consegue ter domínio próprio. Quando se trata da forma como se alimenta, torna-se feio, antissocial, mal falado e mal visto. Não são poucas as pessoas que comem além do limite da saciedade e que incorrem nesse pecado tido, inclusive pelo catolicismo romano em sua lista de pecados capitais, como o primeiro deles, a GULA. O glutão entra na fila da comida várias vezes, procura sempre o maior pedaço, o alimento com melhor aspecto e o primeiro lugar nas reuniões que envolvem comida. É pecado e é feio! A Bíblia chega a dizer que os GLUTÕES não herdarão o reino de Deus! Vejamos algumas características do GLUTÃO:

1) Não frequenta festas pelo prazer do convívio social, mas pelo prazer da comida.

2) Não é capaz de pensar na saciedade do próximo, somente na sua própria.

3) Não vai a um casamento ou festa de aniversário com o objetivo de honrar os noivos ou aniversariantes, mas simplesmente pelo prazer de comer.

4) Ao avaliar se uma festa é boa ou ruim, não o faz pelas pessoas ou pelo ambiente, mas pela comida servida.

5) Envergonha sua família pela forma desenfreada com que come.

6) Sai sempre passando mal dos eventos que frequenta por encher demais a barriga.

7) Nunca come até saciar sua fome ou necessidade de alimento, vai sempre além da sua saciedade. É exagerado!

8) Fala sobre comida o tempo todo. Na verdade, é seu assunto de maior interesse.

9) Em geral, o comilão é egoísta, ambicioso e avarento. Quer muito para si e menos para os outros.

10) Numa festa, procura sempre o lugar mais próximo de onde a comida é servida.

11) Não gosta de frequentar lugares onde bufês são contratados para servir a comida e a servem no prato. Ele mesmo gosta de servir-se para comer à vontade.

12) Nunca observa regras de etiqueta, como por exemplo, não encher demais um prato ou não encher um copo até a boca; tanto o prato como o copo são sempre muito cheios. 

13) Desenvolve problemas de saúde tais como hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, diabetes, problemas respiratórios, apneia do sono, obesidade e circulação sanguínea. 

Como se percebe facilmente, o glutão é um problema para si mesmo e torna-se desagradável para quem o cerca. Portanto, como pecado, a glutonaria deve ser combatida e o glutão deve ser doutrinado biblicamente para corrigir o erro. Fiquemos com o conselho do sábio Salomão:


“E se és homem de grande apetite, põe uma faca à tua garganta”. (Provérbios 23:2)



Pr. Jesiel Freitas 
Ministério Palavra no Altar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Será sempre um grande prazer receber seus comentários, por isto, comente! Porém, em respeito aos demais leitores e visitantes seus comentários serão publicados após aprovação dos editores e do proprietário do blog. Grande abraço, obrigado pelo carinho e... COMENTE!!

Related Posts with Thumbnails

Faça parte de nosso ministério!

Faça parte de nosso ministério!