SEJA BEM-VINDO! LEIA OS ARTIGOS E MATÉRIAS, SEJA EDIFICADO E COMENTE, SE DESEJAR.


domingo, 9 de maio de 2010

APRENDA OUVIR CONSELHOS... Eles podem salvar sua vida!


“Onde não há conselhos os projetos saem vãos, mas com a multidão de conselheiros se confirmarão”. Provérbios 15: 22



“Não havendo sábia direção, o povo cai; mas na multidão de conselheiros há segurança”. Provérbios 11: 14



“Cada pensamento com conselho se confirma, e com conselhos prudentes faze a guerra”. Provérbios 20: 18


Eis um tema valioso a ser tratado com seriedade e atenção especial! Aprender a ouvir conselhos! O individualismo excessivo e o orgulho são inimigos declarados da audição de conselhos... Os portadores dessas duas características dificilmente são adeptos do aconselhamento e, por vezes, tomam decisões solitárias e renegadas que levam às conseqüências desastrosas e, não raramente, vexatórias! Há um velho adágio que diz: “se conselho fosse bom não seria dado, seria vendido”. Isto quer dizer o seguinte: muitos conselhos são dados às pessoas, porém não são levados em consideração, são literalmente desprezados ou considerados inadequados por quem os ouve. Nos textos bíblicos acima, aprendemos três coisas:

1) Projetos somente serão seguramente estabelecidos, através de conselhos sábios.

2) Governa-se com segurança, quando se busca conselhos.

3) Pensamentos não passam de pensamentos, se não forem apoiados em prudentes conselhos capazes de fortalecer-nos em grandes batalhas.

Infelizmente tenho lidado com inúmeras pessoas assim ao longo do meu ministério. São pessoas em todos os níveis; membros comuns de igreja, líderes de departamentos, obreiros, pastores, amigos comuns e outras pessoas que buscam conselhos nos momentos de dificuldade, porém só estão dispostas a ouvi-los e colocá-los em prática se vier de encontro às suas intenções previamente estabelecidas. Digo sempre que em meio às adversidades e circunstâncias difíceis em geral, os envolvidos perdem muito da sua capacidade de visão real das coisas, e, naturalmente, os que estão fora do problema tem uma visão mais panorâmica e por isto, são capazes de enxergar melhor a situação. Quando iniciei no ministério pastoral, o fiz acreditando que os jovens teriam sempre maior resistência ao aconselhamento, mas com o passar dos anos fui percebendo o quanto os adultos, que deveriam ser mais “maduros” nos vários aspectos do seu comportamento, são particularmente difíceis de receber e aceitar conselhos! Isto acontece em todas às áreas: ministerial, familiar, social, profissional, religiosa, etc. Muitos filhos tem tido dissabores e tristezas por não ouvirem conselhos dos pais, esposas e esposos por nao ouvirem conselhos dos cônjuges, ovelhas por não ouvirem conselhos de seus pastores, funcionários por não ouvirem conselhos dos patrões, etc.

Não poucas vezes tenho sentido tristeza com pessoas assim. Todavia isto tem me ensinado à medida que acumulo novas experiências com pessoas, a construir um muro de proteção à minha volta, de tal forma a não me deixar mais ser afetado com esta rebeldia e resistência deliberada do ser humano. Comprova-se a cada situação semelhante que perde exatamente aquele que não está disposto a ouvir e praticar aquilo que recebeu de orientação. É incrível como o ser humano se perde em seus devaneios e fantasias a respeito de conseqüências irreais de escolhas erradas e caminhos equivocados que decide seguir. A Bíblia, por sua vez, nos aconselha a ouvirmos conselhos, pois neles encontraremos segurança para as nossas decisões! A confirmação dos bons projetos dá-se através de bons conselhos. É óbvio que devemos saber a quem ouvir e onde buscar conselhos, pois assim como existem os bons conselhos, existem também os maus conselhos. Assim como existem os bons conselheiros, existem também os maus conselheiros. Observando o caráter das pessoas, sua forma de viver, seu procedimento no convívio com a família, com a igreja, com a sociedade e sua relação com a vida espiritual e com Deus e sua história, é possível decidir onde buscar os melhores conselhos. Veja esta outra orientação bíblica presente no Salmo 1: 1: “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios”. Também é válido atentar para o que o Espírito Santo deixou registrado através da pena do sábio Salomão: “Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e não houve quem desse atenção; Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quiseste a minha repreensão; Também eu me rirei na vossa perdição, e zombarei, vindo o vosso temor” (Provérbios 1: 24-26). O conselho é tão importante que um dos nomes do messias prometido de Israel, mais tarde o Senhor Jesus, é CONSELHEIRO, conforme registrado em Isaías 9: 6.

No entanto, e sobre tudo, quem busca conselhos deve ir até o conselheiro, desarmado e desprovido de qualquer preconceito, ou seja, desnudo de conceitos pré-estabelecidos, porque somente assim será capaz de ouvir com atenção e avaliar riscos e vantagens advindos da prática que segue a orientação dos conselhos! Como ministro do evangelho e conselheiro que pela graça de Deus tenho sido ao longo desses anos recomendo: aprenda a buscar conselhos, aprenda a ouvir conselhos, aprenda a praticar toda recomendação recebida de bons conselheiros e estará caminhando de braços dados com a felicidade e o sucesso até nas mínimas decisões da vida! Lembre-se: “...na multidão de conselheiros, há segurança”. A rebeldia e a resistência deliberada aos conselhos normalmente trazem conseqüências trágicas, desastrosas e cujas marcas se estabelecem pelo resto da vida. Pior: deixará um profundo remorso e um pesado sentimento de culpa por ter sido orientado corretamente, mas haver desprezado àquilo que poderia ser a solução para uma vida realmente feliz!


Pr. Jesiel Freitas

6 comentários:

  1. AMEM apaz do senhor.
    excelente colocaçao, muito boa postagem que o nosso eterno Deus continue abençoando em nome de jesus,

    fique na paz
    helio costa

    ResponderExcluir
  2. Prezado Helio Alves da Costa:

    Espero estar abençoando sua vida e dos demais visitantes deste blog. Obrigado pela leitura e comentário.

    Abraço fraterno.

    No mais... Paz!

    Pr. Jesiel Freitas

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor, excelente postagem, muitos esquecem de pedir conselhos a pessoas de Deus e tomam decisôes precipitadas e acabam se arrependendo mais tarde, quando não buscam conselhos com pessoas erradas (ímpios) como disse o versículo do salmo 1:1 acima,o mais importante de tudo é buscar conselhos através da Palavra onde Deus fala profundamente aos nossos corações.

    Deus abençõe sua vida e ministério.

    Visite meu blogger teve atualizações.

    http://fontedevida-meubloggerpessoal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. A paz do Senhor Pr!
    Tão importante quanto falar é ouvir..È comprovado que quem ouvi mais , erra menos.
    De tamanha clareza foi o seu texto..Muito bom mesmo...Eu fico feliz em tê-lo como meu Pr.

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor, o motivo pela qual escreveo é que a nossa irmã Alessandra Barceloos, cujo blogger é Jesus e eu Blogger Evangélico, desde Sábado estava com dores nos rins e estômago ruim e ela foi ao médico aqui em nossa cidade aqui em Itajobi-S e ela teve que ser tranferida para Catanduva e esta na Utei no hospital Padre Albino respirando por aparelhos, convido à todos para fazermos uma corrente forte de oração por ela, pois para o nosso Deus nada é impossível, conto com o apoio e a oração de todos, me ajudem a divulgar.

    Deus abençõe à todos.

    ResponderExcluir
  6. oi pastor nossa tirou um pesso da minha alma .
    em nome de Jesus .
    pela Unção de Deus.
    Deus só me confirmou oque queria saber pastor.
    estava preoculpado por pedir conselhos achando que era pecado ou ñ.
    agora Obrigado Jesus e obrigado pastor Jesiel.

    ResponderExcluir

Olá! Será sempre um grande prazer receber seus comentários, por isto, comente! Porém, em respeito aos demais leitores e visitantes seus comentários serão publicados após aprovação dos editores e do proprietário do blog. Grande abraço, obrigado pelo carinho e... COMENTE!!

Related Posts with Thumbnails

Faça parte de nosso ministério!

Faça parte de nosso ministério!