SEJA BEM-VINDO! LEIA OS ARTIGOS E MATÉRIAS, SEJA EDIFICADO E COMENTE, SE DESEJAR.


sábado, 26 de dezembro de 2009

HORA DE DESINTOXICAR


É comum exagerarmos nas festas de final de ano e comermos além da conta. Quando não extrapolamos os limites, pelo menos ingerimos alimentos acima de nossa rotina normal e às vezes isto pode nos causar alguns incômodos. É bom recordar que Deus criou alimentos saudáveis e extremamente benéficos à saúde que além de prevenir problemas também funcionam como remédio para cura de muitos males. Como sempre faço questão de lembrar, o Natal acaba tendo muito pouco de Jesus Cristo e muito mais de comilanças. A matéria que você lerá a seguir foi publicada pelo portal do IG e achei muito interessante. Então tomei a liberdade de reproduzi-la na integra em meu blog dando todos os créditos, claro, ao portal que a publicou originalmente, identificando também a repórter que escreveu a interessante informação. Então leia e espero que seja realmente útil...




Dieta desintoxicante
Dicas para atenuar os efeitos colaterais das comilanças de final de ano


Chris Bertelli, iG São Paulo* 25/12/2009 09:00


Peru, pernil, arroz com passas, champanhe, vinho, frutas secas, castanhas, doce disso, doce daquilo. Nem todo mundo consegue resistir a tantas tentações e acaba comendo muito mais do que deveria na véspera e no dia Natal. Mas no dia 26, quando tudo volta ao normal, nem adianta reclamar da boca amarga, da dor de cabeça ou do enjôo. Comer muito sobrecarrega o fígado e pode causar um mal-estar danado.


Mas é possível minimizar os efeitos da comilança. Uma alimentação leve, rica em legumes e verduras, pode ajudar a espantar a sensação de estômago mal-estar. “Eu aconselharia um suco de clorofila logo pela manhã, para ajudar a desintoxicar o organismo”, recomenda a nutricionista Fernanda Brochado, da consultoria Sabor&Nutrição, de São Paulo. A receita é simples: basta bater em um liquidificador uma maçã, algumas folhas de espinafre, duas folhas de couve, salsão e um pepino cru. “O fígado está pedindo socorro e essa combinação vai ajudá-lo a funcionar melhor”, explica Fernanda.


Além disso, a alimentação nos dias seguintes também inspira cuidados. Uma boa opção é apostar nas saladas, em carnes de frango com pouca gordura, peixes e frutas. “As frutas contêm vitaminas e minerais, que vão facilitar a digestão dos carboidratos e proteínas ingeridos nas festas”, ressalta. O ideal é que essa dieta seja feita por pelo menos três dias seguidos. Ficar de olho na alimentação é tão importante quanto hidratar-se bem. “O excesso de sal e açúcar aumenta a retenção de líquidos, por isso as pessoas devem beber muita água ou chás”, aconselha a nutricionista funcional Caroline Ribeiro.


Para não cair na tentação de fazer um lanche de pernil depois do Natal, elas montaram um cardápio com uma sugestão de salada, um prato principal e sucos leves. Confira:



Salada tropical

1 caixa de morangos frescos
1 manga
1 pé de alface americana
1 maço de almeirão
1 maço de rúcula
1 maço de agrião
½ maço de hortelã
2 colheres de mostarda
1colher de vinagre de maçã
1 pitada de sal
Parmesão ralado

Lave os morangos, tire as folhas e corte-os em cubinhos. Retire a casca da manga e corte da mesma forma. Rasgue as folhas de alface, almeirão, rúcula, agrião e de hortelã e misture-as. Junte com as frutas. Faça um molho com o sal, o vinagre e a mostarda. Por fim, salpique o parmesão ralado. Misture na salada, ou deixe que seus convidados temperem-na como acharem melhor.



Refogado de atum ao forno

1 pimentão verde
1 vidro de palmito
Azeite
2 latas de atum (na água)
1 cebola média
3 tomates sem pele e sem semente
1 pimenta dedo-de-moça
1 bisnaga de requeijão tipo catupiry
Parmesão ralado

Retire a água do atum. Reserve. Coloque azeite em uma panela e refogue a cebola, os tomates, o palmito e o pimentão cortados em cubos. Quando estiverem cozidos, misture o atum. Deixe dourar, mas não muito. Forre uma assadeira com o requeijão, coloque o refogado por cima, polvilhe com parmesão e leve ao forno por 20 minutos, ou até o requeijão derreter. Sirva com arroz branco ou integral.




Suco de melancia com maçã

Melancia
Maçã
Água
Gelo

Bata os ingredientes no liquidificador. Adicione gelo. Se achar necessário, coloque açúcar ou adoçante


Suco de abacaxi com laranja e maçã

Abacaxi
Laranja
Maçã
Folhas de hortelã
Gelo

Retire a casca do abacaxi e corte-o em rodelas. Bata no liquidificador com a maçã e as folhas de hortelã. Esprema as laranjas e misture com o suco do abacaxi. Adicione gelo. Acrescente açúcar ou adoçante se quiser.




*colaborou Artur Tavares, especial para o iG São Paulo

6 comentários:

  1. olá Pastor Jesel,não sei se leu meu último comentário ,mas estou por aqui.Já visitou meu blog?Aguardo,fique sempre com Jesus,até logo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado irmã Alessandra, pela sua visita e pelo seu comentário. Já visitei sua página e postei meu comentário lá. Seja sempre bem-vinda por aquí. Na Paz de Cristo:

    Pr.Jesiel Freitas

    ResponderExcluir
  3. Caro Pastor Jesiel,
    Graça e Paz!

    Muito boa ás postagem do seu blog. É um prazer seguir o mesmo.

    Nos Laços do Calvário

    Pr. Gutemberg Maciel

    ResponderExcluir
  4. Prezado companheiro ministro Gutemberg Maciel: é um prazer receber seu comentário em minha postagem. Seja bem-vindo sempre e, certamente, os comentários nos inspiram a prosseguir escrevendo e postando (como bem sabe como blogueiro). Abraço e fique na paz... Obrigado por seguir este humilde conservo...

    Shalom!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a relação de alimentos e suas receitas.. Espero poder aproveitar bastante!

    Que Deus abençoe sempre!

    www.gildocarvalho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Paz seja contigo irmão Gildo Carvalho! Espero que possa ser útil mesmo... a intenção é esta. Obrigado pela visita.

    Feliz 2010 na Paz de Cristo!

    ResponderExcluir

Olá! Será sempre um grande prazer receber seus comentários, por isto, comente! Porém, em respeito aos demais leitores e visitantes seus comentários serão publicados após aprovação dos editores e do proprietário do blog. Grande abraço, obrigado pelo carinho e... COMENTE!!

Related Posts with Thumbnails

Faça parte de nosso ministério!

Faça parte de nosso ministério!