SEJA BEM-VINDO! LEIA OS ARTIGOS E MATÉRIAS, SEJA EDIFICADO E COMENTE, SE DESEJAR.


sábado, 12 de novembro de 2011

INGRATIDÃO: A SÍNDROME DOS LEPROSOS - Você já aprendeu a lidar com ela?


"Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal".
(II Coríntios 5: 10)


Um assunto recorrente na vida cristã, é o problema da ingratidão. Evidentemente, ingratidão não existe ou ocorre apenas no meio cristão, mas em todos os lugares e em todos os círculos sociais. Minha reflexão de hoje com você, é exatamente sobre ela. Embora dolorosa e quase sempre frustrante, a ingratidão é uma realidade em nossas experiências cotidianas... Infelizmente, todos os dias lidamos com pessoas que não sabem expressar gratidão, e, intimamente todo ser humano espera por ela. Aprendemos com a Bíblia e com a vida, que não devemos agir contando com ela..., nem tampouco devemos deixar de agir em função de sua raridade. Nossas ações são sementes fecundas que a seu tempo produzirão resultados. Acima de qualquer coisa ou força, há um DEUS que tudo vê e que é JUSTO! Nenhuma atitude nossa ficará sem recompensa. Se aqueles com os quais agimos bem não forem gratos, DEUS levantará outros ao longo da jornada que nos compensarão com atitudes agradáveis e produtivas. E, se não, a eternidade o fará! Todos colheremos nossas ações, boas ou más.

Hoje pela manhã, estive pensando sobre a cura dos dez leprosos... É intrigante ler o texto e constatar que o Senhor Jesus recebeu como resposta de nove, dos dez leprosos curados, a ingratidão! Fiquei pensando se esta deve ser realmente a proporção de ingratos no mundo do qual fazemos parte. Não que isto seja ou deva estabelecer-se como regra ou doutrina, mas se você observar atentamente comigo, perceberá no texto de Lucas 10: 11-19, que o SENHOR curou os dez que lhe pediram misericórdia, e, como sabemos, apenas um voltou para demonstrar sua gratidão. Não sou um excelente matemático, mas o cálculo simples, e, imediatamente indutivo, leva-me a conclusão de que apenas 10 por cento daquelas pessoas teve a atitude de agradecer a Deus. Se isto servir-nos de cálculo para o cotidiano, pode significar que para cada cem (100) pessoas as quais fizermos o bem, apenas dez (10) demonstrarão gratidão. As outras noventa (90) sequer voltarão para dizer-nos "muito obrigado". Chamo isto de "Síndrome dos Leprosos". Acredito que a doença mais grave que aqueles homens carregavam consigo não era a lepra, mas a INGRATIDÃO. Enquanto a lepra estava incrustrada na pele, a ingratidão estava arraigada em suas almas, e, pelo visto, não se deixaram curar dela, o que ocorreu com apenas um que voltou para dar glória a Deus! A ingratidão é, portanto, um tipo de lepra da alma. Exatamente por isto você precisa aprender a lidar com ela sem permitir que ela te atinja e te cause danos a curto ou longo prazo.

Peça a DEUS que faça contigo o que fez comigo: criou em torno de mim uma blindagem que mantém-me inatingido pelas ingratidões e ainda me permite continuar amando sinceramente os ingratos. Assim, não desistirei de fazer o bem, porque não o faço esperando frutos daqueles para os quais o fiz. Que Deus abençoe tua vida e te dê a visão correta de como lidar com a ingratidão. Que jamais tua alma seja atingida pelo contágio dessa lepra! Abraço fraterno.

Pr. Jesiel Freitas

4 comentários:

  1. PAZ MEU AMIGO. EXCELENTE O SEU TEXTO, COMO SEMPRE. PENSO QUE O FATOR QUE NOS LEVA A SOFRER COM A INGRATIDÃO DAS PESSOAS, PRINCIPALMENTE NO NOSSO MEIO CRISTÃO, É O FATO QUE NÓS GERAMOS EXPECTATIVAS POSITIVAS NA PESSOA EM QUE REALIZAMOS UM BEM, UM GESTO AMISTOSO, ETC, EXPECTATIVAS NÃO CORRESPONDIDAS GERAM FRUSTRAÇÃO, E ACREDITO QUE NADA MAIS PODE FRUSTRAR-NOS MAIS DO QUE A INGRATIDÃO DE QUEM ESTENDEMOS A MÃO PARA AJUDA-LOS.....PALAVRAS COMO: MUITO OBRIGADO, POR FAVOR, ESTOU FELIZ COM SUA PRESENÇA, QUE SAUDADES DE VOCÊ....É RARIDADE....NO CASO DOS 10 LEPROSOS QUE TINHAM EM SUAS VIDAS A MARCA DA LEPRA, ELES TAMBÉM TINHAM SIDO VITIMIZADOS PELA RELIGIÃO QUE SEGREGA, QUE MATA, QUE CONDENA....E JESUS MANDA QUE ELES FAÇAM O CAMINHO DE VOLTA AO SACERDOTE, 9 VOLTAM PARA A RELIGIÃO, APENAS 1 SE VOLTA PARA DEUS.....PEÇO A DEUS TAMBÉM QUE ME ENSINE A AMAR INCONDICIONALMENTE....ABRAÇO MEU AMIGO.

    ResponderExcluir
  2. Paz meu querido amigo VALDIR MANENTE...

    Realmente. Ainda por esses dias comentei com outro amigo sobre o desaparecimentos destas expressões de gratidão que citou. Concordamos que elas estão se tornando uma raridade. Contudo, não podemos perder a esperanças de que as coisas ainda melhorem. Deus abençoe você, meu amigo!

    Abraço fraterno!

    No mais... Paz!

    Pr. Jesiel Freitas

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz pastor Jesiel td bem ,é verdade eu vivo isso diariamnete, dentro da igreja e até mesmo na familia, muito interessante esse assunto...quanto mais a gente faz mas ingratidão recebemos, mas mesmo assim nao desisto de faser o bem...sei que um dia vou receber a recompença...um abraço fraterno

    ResponderExcluir
  4. Paz caríssimo Salviano Adão...

    Com certeza, o melhor caminho é realmente aprender com a Bíblia. Ela responde a todos os questionamentos do homem. E os homens erram por não conhecê-la.

    Um grande e fraterno abraço.

    No mais... Paz!

    Pr. Jesiel Freitas

    ResponderExcluir

Olá! Será sempre um grande prazer receber seus comentários, por isto, comente! Porém, em respeito aos demais leitores e visitantes seus comentários serão publicados após aprovação dos editores e do proprietário do blog. Grande abraço, obrigado pelo carinho e... COMENTE!!

Related Posts with Thumbnails

Faça parte de nosso ministério!

Faça parte de nosso ministério!